O futebol paraolímpico
Como funciona o futebol paralímpico? O jogo tem dois tempos de 25 minutos e intervalo de 10. A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na hora do gol. Os jogadores usam uma venda nos olhos e, se tocá-la, cometerão uma falta. Em qual ano o Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos? 1976 A primeira medalha conquistada pelo Brasil aconteceu quatro anos depois da sua estreia nos Jogos, em 1976, em Toronto, no Canadá, onde a dupla formada por Robson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos da Costa conquistaram a prata no Lawn Bowls, modalidade semelhante à bocha e praticada na grama. As regras gerais do futebol que todo praticante deve saber são: 1-Duração da partida de 90 minutos, sendo esse período divido em dois tempos de 45 minutos, onde podem ser acrescidos acréscimos. 2-Cada equipe deve possuir 11 jogadores, sendo dez jogadores na linha e um goleiro. 3-As partidas comumente possuem um trio de arbitragem, composto por um arbitro e dois bandeirinhas. 4-O impedimento ocorre quando ultimo homem da linha esta após o ultimo jogador do campo de defesa adversário, sempre que a bola for recebida nessas condições a jogada é invalidada. 5-Podem ser realizadas 3 substituições por partida em competições oficiais (pandemia aumento pra 5). 6- Podem ser aplicados cartões amarelos, esses representam punibilidade que se acumulada resulta em expulsão ou suspensão do jogador. 7- Pode ser aplicado cartão vermelho, esse gera expulsão direta do jogador. 8- O gol ocorre quando a bola cruza toda a linha da trave. Em qual ano o Brasil estreou nos Jogos Paralímpicos? 1976 A primeira medalha conquistada pelo Brasil aconteceu quatro anos depois da sua estreia nos Jogos, em 1976, em Toronto, no Canadá, onde a dupla formada por Robson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos da Costa conquistaram a prata no Lawn Bowls, modalidade semelhante à bocha e praticada na grama.
⚽Futebol paraolimpico⚽ O futebol para deficientes visuais, também conhecido como futebol para cegos e futebol de 5, é uma adaptação do futebol para atletas com deficiências visuais. O desporto, governado pela Federação Internacional dos Desportos para Cegos (IBSA) é jogado com regras da FIFA modificadas.
Pesquisa feita por: Ryan Mesquita Assis
Futebol de 5 entenda: O futebol de 5 é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. As partidas, normalmente, são em uma quadra de futsal adaptada, mas, desde os Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, também têm sido praticadas em campos de grama sintética. O goleiro tem visão total e não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos. Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de 5 são silenciosas, em locais sem eco. O jogo tem dois tempos de 25 minutos e intervalo de 10. A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na hora do gol. Os jogadores usam uma venda nos olhos e, se tocá-la, cometerão uma falta. Com cinco infrações, o atleta é expulso de campo e pode ser substituído por outro jogador. Há, ainda, um guia (chamador) que fica atrás do gol adversário para orientar os atletas so seu time. Ele diz onde os jogadores devem se posicionar em campo e para onde devem chutar. O técnico e o goleiro também auxiliam em quadra.
Pesquisado por: Pérola Cristtal
✨Futebol Paralímpico ✨
O futebol paralímpico consiste na adaptação do futebol regular para atletas com alguma deficiência. Estes desportos são jogados, normalmente, usando regras da Fifa, com modificações quanto ao terreno de jogo, equipamento, número de jogadores, e outras regras necessárias para tornar o jogo adequado aos atletas.
As duas principais versões do futebol paralímpico são o futebol de cinco, para atletas com deficiências visuais, e o futebol de sete, para atletas com paralisia cerebral.
Pesquisa feita por: Ludmylla Souza Santos
Pesquisa feita pelo Eliezer
Comentários
Postar um comentário